terça-feira, 10 de julho de 2012

SIMPLESMENTE ESCREVA


DIFICULDADES PARA ESCREVER AQUELA ESTÓRIA FANTÁSTICA? CONHEÇA O PRINCÍPIO DO ESCREVA AGORA.



PRINCÍPIO DO ESCRVEVA AGORA

Siga um princípio simples. Escreva agora!

Se há um jeito de começar? Sim, comece agora. Terminou de ler a pergunta e a resposta que você leu no início a alguns segundos, então, comece a escrever agora. No futuro não muito distante, você será mais inteligente, culto, experiente e habilidoso. É no presente, o melhor momento, que estará pronto para escrever. Isso mesmo, escreva nesse instante.

Você já sabe mais ou menos o que seria uma boa estória e já tem em mente uma situação humana que acha interessante. É o que basta.

Comece com qualquer coisa que lhe dê ímpeto para começar. Pode ser uma imagem, fantasia,  situação, gesto, pessoa, grupos... realmente, qualquer coisa que estimule a sua imaginação. Coloque um pouco disso em palavras que alcancem. Escreva agora. Mergulhe nisso.

Eu sempre sonhei e penso constantemente em começar a escrever um texto com a estória já pronta. É claro, seria perfeito! Também já quis que fosse assim? Imagine começar num ponto perfeito da estória, do modo perfeito, com a voz perfeita para apresentar a cena desejada. Não há escolha, pois, isso não ocorrerá perfeitamente. Além do mais, a estória não sai pronta assim, “puf”, como mágica. Comece a escrever agora para que essa desejada exatidão apareça.



ESCREVA PARA DESCOBIR SUA ESTÓRIA

O mais comum, é não saber previamente, o que funciona ou não em uma estória. Principalmente se ainda não foi escrita.

Não espere que tudo esteja perfeito, comece de qualquer jeito, em qualquer ponto. Não é o ideal ou o fantasiado, a sonhada inspiração, que pensamos que os grandes escritores têm, em que o texto nasce pronto. Simplesmente comece!

É provável que o resultado não seja o melhor. Talvez chegue perto de algo razoável. Mas e daí? Você persistirá até acertar. Então, é só escrever.

Não há necessidade de esperar pela inspiração, nem de tomar coragem, nem de saber exatamente por que você está escrevendo, nem de ler bons e minuciosos livros a respeito de como escrever, nem de conhecer a sua estória, nem de compreender suas personagens, nem de ter certeza de que você está no caminho certo, nem mesmo de concluir suas pesquisas.

Por enquanto!

Mais tarde essas coisas são importantes e vai precisar delas.

A certa altura, precisará de inspiração, confiança, autoconhecimento e fé em seu projeto, além de técnicas eficazes, uma estória completa, personagens desenvolvidas, pesquisas completas e competentes.



A ESCRITA TORNA A ESTÓRIA POSSÍVEL

Cada uma dessas coisas surgem naturalmente como processo de escrita. São resultado da escrita.

Se deixar cada uma delas o imobilizar antes de escrever, garanto que daqui a um ano você ainda esperará para começar a escrever. A crença que se deve ter tudo para começar a escrever é fatal.

A maioria das boas ideias naufraga nesse engano. Inspiração, técnica, confiança, convicção e conhecimento, não tornam possíveis a escrita. É exatamente o contrário. É a escrita que torna essas coisas possíveis.

Tom Wolfe, um dos pais do new journalism, “Às vezes se as coisas não vão bem, forço-me a escrever uma página em meia hora. E percebo que isso é possível. Descubro que aquilo que escrevo quando me obrigo a fazê-lo costuma ser tão bom quanto o que escrevo quando me sinto inspirado. Trata-se de simplesmente  de se esforçar para escrever. Há um ensaio maravilhoso que Sinclair Lewis escreveu a respeito de como escrever. Disse ele que a maioria dos escritores não entende que os processo realmente começa quando começam a escrever.”

Escreva agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário