quarta-feira, 25 de julho de 2012

AQUELA BOA IDÉIA NÃO VAI PARA O PAPEL? PERGUNTE. INSTIGUE A CURIOSIDADE E DÊ VIDA ÀS SUAS ESTÓRIAS!


Exercícios Simples para Escrita Criativa e Projeto de Literário

Turbine seu Processo Criativo de Escrita
Quando esse processo se tronar comum, virará um hábito. Já pensará em seus textos com um método. Vai se tornar uma mania. Está preparado para terminar todos textos? Afinal, é isso o que você quer!

Aguce a sua curiosidade para ter mais ideias quando escrever seus textos.

Mesmo que as ideias para textos estejam por todos os lados, pulando em nós, às vezes ficamos meio perdidos, sem saber o que fazer.

Pesquisamos assuntos, temas, enredos, plots, personagens marcantes, juntando tudo numa estória descrita numa escrita única, que tenha a nossa marca.

E quando essas pesquisas não produzem o resultado desejado?

Instigando a curiosidade da maneira correta as ideias podem continuar numa torrente? Como fazer isso da maneira correta, para que o fluxo de ideias seja aproveitado? Principalmente num texto apresentável.

Boas ideias para escrever podem vir de simples perguntas. Por incrível que pareça grandes ideias e textos surgem de perguntas simples. Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê? Como?

Usar essas simples, mas, importantes perguntas para instigar sua curiosidade, criará, quase que automaticamente, respostas. É como um jogo de ping-pong, resposta e pergunta. Será levado a novas ideias e textos, simplesmente respondendo a questões simples, que instigam a curiosidade, revelando grandes estórias.

Curiosidade é uma Arma que Salva o Escritor
Olhamos o mundo ao nosso redor, cheio de espanto e maravilhas, certo? Então, nos perguntamos, “Por quê?”. Todo escritor é curioso por natureza.

Quem são essas pessoas? O que estão fazendo aqui? Para onde vão? Por que fazem as coisas que fazem? Como vão atingir os seus objetivos?

Você se lembra como era curioso na infância? Tudo o que você encontrava gerava uma série de perguntas. Tentava aprender e compreender o mundo ao seu redor. Debruçava-se em livros, enciclopédias e vivia perguntando a qualquer adulto que sentisse que sabia alguma coisa, “Por quê?”.

Traga esse sentimento de volta. Essa curiosidade que toda criança tem em imaginar respostas e descobrir, e você não vai mais precisar procurar muito para ter suas ideias inspiradas.

Perguntas e Ideias para Escrever
Estimular a curiosidade gera uma fonte de ideias. Não importa qual seu estilo de escrita ou qual gênero preferido.  Ao introduzir essas intrigantes e instigantes questões, você vai, com certeza pedir um refresco. Por quê? Você vai se sobrecarregar de inspiração!

Trouxe umas perguntas para você. Intrigantes e instigantes, vão criar muitas ideias de escrita. Assim espero! Misturá-las, mudá-las e chegar a sua própria, acontecerá com o tempo e necessidade. Divirta-se. Escreva!

1)Quem?
·         Sobre quem e o que é essa estória?
·         Quem é “o personagem principal”? (Quais características o tornam forte e especial?) Quem é seu inimigo?
·         Quem inspiraria um poema que se adequaria ao personagem?
·         Quem é o personagem?
·         Quem ou o que merece os cuidados e atenção do personagem?

2)O quê?
·         O que esse personagem tem como objetivo/sonho/plano (Amoroso, material, profissional, sentimental, pessoal, espiritual.)?
·         O que um poema/música pode dizer sobre a estória? (Isso mesmo escreva um poema/música.)
·         O que pode ser agregado nesse projeto? (Assunto, tema, ideia, conceito, debate).
·         O que motiva as pessoas a tomarem medidas drásticas?
·         O que aconteceria se...

3)Onde?
·         Onde posso sentir o poema/música criado ou relacionado para a estória: cabeça, coração ou mãos?
·         Onde tudo começou? (Pode remontar até mesmo antes dos personagens se relacionarem com a estória.)
·         Onde os personagens acabam?
·         Onde a estória aconteceu? (Cenário, locais, construções, espaços abertos, etc.).
·         Onde os personagens gostariam de estar e chegar? (Se, “Chegassem lá.”).

4)Quando?
·         Quando o personagem deixa de ser criança e se torna adulto? (Desconhecimento para esperteza; ingenuidade para compreensão; fim da ingenuidade.).
·         Quando as coisas mudaram para o personagem?
·         Quando a estória aconteceu? (Sobre o espírito da época, relacionando com outros acontecimentos, cotidiano, política, economia, cultura, etc.).
·         Quando essa estória deve terminar?

5)Por quê?
·         Por que essa estória deve ser contada? (Singularidade e abordagem única de assuntos ou elementos.)
·         Por que o antagonista se opõe ao protagonista (O vilão é mal por quê?)
·         Por que o mundo é assim?
·         Por que o personagem age, pensa e sente dessa forma?
·         Por que assumir grandes riscos?

6)Como?
·         Como o personagem se sai nos desafios enfrentados na estória?
·         Como as pessoas se sentem sobre a estória?
·         Como os personagens se conhecem/conheceram?
·         Como o protagonista ou demais personagens alcançaram sua(s) metas?
·         Como seus personagens descrevem coisas além do que o conhecimento estabelecido?  (Sobrenatural, transcendental, especial, etc.).

Continue se Perguntando
Mantenha a curiosidade ardendo e se perguntando o tempo inteiro.  Descobrirá que o seu caminho da escrita será aberto com respostas. Assim você descobrirá novas ideias e textos nessa jornada de escrita. É divertido e um estilo de vida.

Use as perguntas como um exercício de escrita criativa. Podem ser usadas como temas específicos dentro do processo criativo de escrita. Qual parte o se projeto está? Coloque as perguntas e comece a escrever. Outra dica legal é colocar as perguntas em cartões em um bloquinho de notas, marcar as perguntas que estão sendo respondidas de acordo com a fase que seu texto se encontra. A textura do papel ainda tem o seu charme! Escolha uma pergunta ou uma bateria de perguntas por página.

Conforme você for trabalhando em seus projetos perceberá que as perguntas são muito eficazes para vencer bloqueios, descobrir novas ideias e avançar pelo texto. Não sabe como mover uma trama para frente? Comece fazendo perguntas. Não sabe como fazer um personagem crível? Faça perguntas. Quer escrever um texto que diverte e faz pensar? Comece a perguntar até chegar onde quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário