quarta-feira, 30 de maio de 2012

Quer escrever? Vencendo o bloqueio passo a passo!


O que você vai encontrar aqui?

Um método passo a passo, simples e prático, para esboçar sua estória e começar a escrevê-la.

O que acontece quando o escritor é seu próprio inimigo e aliado da terrível página em branco?

Não subestime seu poder. Essa método simples é uma grande arma para organizar suas ideias e escrever. Enfim, vencer seu bloqueio.

Esse passo a passo é um método para ajudá-lo. E claro, não é uma fórmula mágica. Escrever de maneira ordenada ou organizada ajuda clarear as ideias e visualizar a árdua jornada do escritor.

Mesmo apresentando uma ordem, incentivo você a posteriormente a subvertê-la e adaptá-la. Afinal não são Os Dez Mandamentos. O método deve se adaptar à sua voz!

São dez passos, que poderão ser feitos em dez dias, o que recomendo. Querendo pensar um pouco mais em cada etapa, faça-as a cada dois ou três dias. Se você tem apenas os finais de semana, faça um passo no sábado e outro no domingo. Mas, lembre-se: ESCREVA!

Agora, preste atenção a essa dica: primeiro imagine o que fará em cada passo, faça as suas primeiras anotações, um pequeno rascunho (palavras soltas). Segundo, sintetize em uma frase. Terceiro amplie para um parágrafo. Bom é o que eu faço. Talvez dê certo para você. Outra dica, não se alongue muito no que escrever, para não se perder logo de cara. Seja veloz! Frases curtas e sentenças curtas!

Não vai ser difícil ter o esboço de sua estória. Tenho certeza que é isso que você quer! Mantenha-se focado nos exercícios e em terminá-los. Escreva!

Passo 1:

Escreva uma frase que resuma a sua estória e depois escreva um parágrafo. Esse primeiro passo clareará suas ideias.

Passo 2:

Esboce as personagens principais, uma apresentação com as principais características (primeira impressão, características físicas, personalidade, nome, idade, enfim, enfim o básico que você já sabe). Como se relacionam entre si? Faça o mesmo com personagens secundários. Descreva-os com uma frase e depois amplie.

Passo 3:

Esboce os locais e cenários de sua estória. Eles também são como personagens e podem ser metáforas dos temas abordados.

Passo 4:
Definir os objetivos de seus personagens (Protagonista, Antagonista e personagens secundários). Esboce o plot principal da sua estória (O que está acontecendo?/Qual o conflito principal?) e crie tensão (Como os personagens se inserem no plot principal com seus objetivos e como isso lança a estória para frente? Lembre-se, obstáculos, problemas, conflitos e crises). Cada personagem precisa de algo difícil de obter.


Passo 5:

Liste os obstáculos que impedem os personagens principais de conseguirem o que querem. Estas podem ser psicológica, física, emocional ou material. É o momento de lançar mais luz seus objetivos, conflitos pessoais e com a estória. Nessa etapa, amplie o que você estabeleceu no Passo 4, pormenorizando e detalhando.


Passo 6:

É hora de planejar a conclusão.  Crie o final de sua estória. Se você não sabe para onde está indo, não tem ideia de onde iniciará jornada e menos ainda para onde vai! Escreva um parágrafo e coloque-o de lado, mas, ao mesmo tempo tenha ele sempre visível. Você já esboçou a sua estória. Agora, tem certeza que escrever um livro é uma meta possível!

Passo 7:

Criar uma descrição do plot principal (Sobre o que é a sua estória? O que está acontecendo na sua estória? Qual principal conflito e obstáculo a ser vencido?). Nessa etapa, amplie o que você estabeleceu no Passo 4, pormenorizando e detalhando. Defina os plots secundários.

Passo 8:

Faça uma lista de títulos dos capítulos (se é um conto, para sua organização, faça o mesmo, só que para os trechos, como se representassem capítulos). Esboce o que acontece em cada capitulo/trecho, tendo um grande evento (principal conflito) e um gancho que se desenrole, e, que leve e faça o leitor ansiar pelo capitulo/trecho seguinte.


Passo 9:

Faça fichas para cada personagem, locais e cenários. Use primeiro o espaço de uma ficha, aqueles cartões usados para fichamentos, depois use o espaço de toda uma folha.  Mantenha-os à mão. Procure imagens que possam ilustrar.

Passo 10:

Escreva a abertura. Comece com uma frase e depois escreva um parágrafo.


P.S.: Metodologia A.C. Costa Ferraz. SC(e+f+p)V = T. O que é isso? Sentenças Curtas x (RASCUNHO + FRASE+ PARÁGRAFO) x Velocidade = Texto. Escreva em sentenças curtas, o rascunho, a frase e o parágrafo. Não demore muito, apenas escreva, é importante velocidade. O texto final, sua estória, virá naturalmente, você finalmente a terá escrito.

Um comentário:

  1. Excelente!

    Estou começando a escrever pequenos romances e encontrei no texto acima dicas valiosas!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir