sexta-feira, 25 de maio de 2012

3 EXERCÍCIOS DE ESCRITA


Que tal exercitar sua imaginação elaborando sua estória?

Exercícios de escrita, não são chatos! Ajudam a afiar as técnicas de contar histórias, inspiram e faz brotar muitas ideias para seus textos e projetos mais audaciosos.

Jovens escritores ou aqueles que começam como ficcionistas, estes exercícios proporcionam prática e experiência. Escritores mais experientes, obterão inspiração e visão por outro ângulo do que escrevem.

Esses exercícios de escrita judam a desenvolver alguns dos componentes mais fundamentais de uma história. Você pode criar personagens, especificar o conflito (clímax), resolução e escolher um tema? Respondeu sim? Então você está bem, e, tenha certeza que seu estilo de escrita vai fazer de leitores, fãs!

Não é difícil aprender a técnica de ter um olhar e passar as ideias com objetividade par um texto vívido, empolgante e que desperte a curiosidade a cada página.

A sua escrita e estilo serão provocados com esses exercícios, empurrando-o na direção de escrever um material que pode ser apresentado e publicado. Faça as atividades individualmente, mas, o proveito maior virá quando os resolver juntos, numa única estória.



1) Dê vida aos personagens! Esboce o Protagonista e o Antagonista.

Pensamos no protagonista como o mocinho e herói, e, o antagonista como vilão, não é?  Esses padrões estão obsoletos. Na escrita moderna, protagonistas são falhos e os vilões são capazes de ajudar, proteger e amar.

O Exercício:

Esboce dois personagens que estão em conflito um com o outro. Não identifique protagonista ou antagonista — apenas crie dois personagens. Ambos devem ter o potencial para o bem e para o mal. Comece com descrição física (primeira impressão; invada suas mentes, descrevendo pensamentos mais profundos (em frases, descreva acontecimentos ou opiniões sobre coisas como amor, vida, felicidade...); crie um cenário pessoal em que eles estão habituados; e, seus passados, que os levaram à estória)

Lembre-se, estes dois personagens têm um conflito entre si. O que e por quê? O ponto central desse exercício é identificar o conflito.


2)O enredo(plot principal) é vida em sua estória! Ato I,Conflito. Ato II, Clímax. Ato III, Resolução.

Estruturar em três atos é uma das formas mais simples e eficazes para a sua estória sair do campo das ideias e finalmente ir para o papel.

A estória se estrutura em três atos:  

I Conflito, II Climax, III Resolução. São os pilares de qualquer boa estóra e centro nervoso de cada um dos Atos.

Na primeira parte de uma história que aprendemos o que é o conflito — o que o personagem quer alcançar ou ser, e os obstaculos pessoais ou por outros (lembre-se do seu antagonista). A segunda, e maior parte da história, é o clímax — obstáculos e conflitos se avolumam e superados, atinge o ponto de ebulição, colocando o personagem mais perto do seu objetivo. Finalmente, o terceiro ato resolve o conflito — o personagem supera tudo que o separa de seu objetivo, conseguindo e tornando-se o que pretendia.

Isso é muito complicado? Nem um pouco. Estabeleça com calma os três atos. Defina especificamente o que fazer nos três atos, e, escreva. Escreva!

É claro que você vai usar na estrutura da estória os personagens que criou anteriormente!

O exercício (exemplo):

No conflito, dois jovens amam a mesma garota nerd e ocorre uma infestação de zumbis.

No clímax, os dois jovens tentam impressionar a garota conversando sobre mangás e os zumbis atacam a loja em que eles estão.

Na resolução, o jovem realmente nerd sobrevive e conquista a garota, a infestação é controlada e eles namoram.



3)Temática, é a voz da sua mensagem. Seja universal!

O tema é a grande ideia, mensagem, moral que a história estabelece. A mensagem pode ser sobre a vida, a sociedade, ou a natureza humana. Temas, muitas vezes exploraram ideias atemporais e universais. Lembre-se, a mensagem é sempre implícita e não, explicita. Com o enredo, personagem, cenário e estilo, o tema é considerado um dos componentes fundamentais da ficção.

Como o tema se coloca? São grandes questões que sua estória propõe e uma visão filosófica em subtexto.

O exercício:

Escolha o tema, e, escreva uma lista de maneiras pela qual será descrito e desenvolvido no desenrolar da estória.

Crie o tema para os personagens do Ato I e para a estrutura da estória do Ato II.

Os dois jovens podem querer provar o que é o verdadeiro amor. Fingir-se de nerd para conquistar a garota, revela falsidade, tirando a força interior, impossibilitando de sobreviver aos zumbis. Autenticidade, afinal só um nerd sobreviveriam a um ataque de zumbis.

Identificar temas em outras histórias. Pense em seus livros, filmes e programas de TV. Faça listas de alguns temas que você encontrou nas narrativas.

Quais são os temas que são recorrentes em sua vida?


Pense nisso! Mais exercícios.

Você pensa sobre personagem, enredo, tema e quando você está trabalhando em uma estória? Planeja com antecedência esses elementos ou deixá-los se desdobram através da escrita descoberta? Quais são seus personagens favoritos? Pode pensar em um enredo verdadeiramente original? Quais temas mais mexem com você? Finalmente, você usa exercícios de escrita e se o fizer, como o ajudam a melhorar a seu texto?

2 comentários:

  1. Adorei as dicas. Muito boas mesmo.
    O blog é muito bom, parabéns.



    A.G. Olyver

    www.agolyver.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog! Adicionei à lista de favoritos do meu, espero que não se importe. Virei sempre aqui buscar receitinhas de bolo. :)

    ResponderExcluir